domingo, 17 de maio de 2009

PERSONALIDADES NEGRAS II

Questões étnicas trabalhadas com meu grupo de Dança & Cidadania.

Idades entre 11 e 13 anos.
Residentes em bairros centrais.
Religião predominante: católica e evangélica.
Etnia predominante: alemã
Características predominantes do grupo: animação, inquietação, alegria, energia.
Tema em destaque: PRECONCEITO RACIAL


Os alunos do Grupo Dança & Cidadania pertencem às escolas municipais: Pastor Rodolfo Saenger e Maria Ruth Raymundo; Escola Estadual de Ensino Fundamental Willy Oscar Konrath; escolas particulares: Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, Escola de Ensino Fundamental Imaculado Coração de a e Escola de Ensino Fundamental São Mateus.

No debate sobre preconceito racial, vários questionamentos foram realizados:
Quantos colegas negros vocês possuem?
Há preconceito por parte dos colegas em relação a questão racial?
Há preconceito por parte dos professores?
Vocês agem com preconceito?
Onde percebemos o preconceito?
O que vocês fazem quando percebem ações preconceituosas?
Que atitudes tomam?
Sabem de algum caso que presenciaram em que houve preconceito?
Que personalidades negras vocês conhecem? Quais as suas contribuições para a formação de nosso povo, de nossa comunidade local?

Constatações:
* Há aproximadamente um negro por sala de aula dos integrantes do grupo de dança;
* Afirmam não serem tratados com preconceito na sala de aula e na escola;
* Os professores não possuem preconceito em relação às questões étnico raciais;
* Os alunos não exercem atitudes de preconceito com os colegas negros;
* Alguns alunos do grupo reconheceram possuir em suas raízes a etnia africana;
* Não visualizaram nenhuma situação ou caso de preconceito nas suas vivências;
* Citaram várias personalidades negras no Brasil, Rio Grande do Sul e em Sapiranga (trabalho de entrevista e pesquisa que aparecerá na próxima postagem);
* Perceberam que há mais preconceito nas questões de aparência e econômicas, inclusive eles próprios refletiram que acabam envolvidos com estas provocações (como provocadores e provocados);
* No debate proposto, foi comentado sobre algumas posturas de professores que agridem verbalmente alunos com dificuldades na aprendizagem e de comportamento, utilizando linguagem vulgar e pejorativa, independente da etnia;
* A conversa fluiu normalmente, os alunos mostraram-se abertos e receptivos ao tema.

O trabalho continua...
Aguardem a pesquisa e entrevista com as personalidades negras de nosso município: esporte, educação, lazer, cotidiano.....????
Fiquem curiosos! Eu estou!!!!!!




Um comentário:

Melissa disse...

:-)
Fiquei curiosa...
:-D
Olha só, senti falta de sua reflexão (opinião) sobre o debate. O que achou? Qual seu aprendizado com este debate?
Beijinhos
Melissa