Fazer perguntas eis a questão? Ou a pergunta....
No Seminário Integrador V, VI...novamente estamos aprendendo a fazer PERGUNTAS. Afinal, todo conhecimento começa com uma PERGUNTA. Instigante, polêmica, desafiadora, abrangente.
Apesar de todo treinamento ainda precebo que o professor não sabe fazer perguntas, nem analisar outras perguntas. Não fomos ensinados a perguntar.
Analisando as perguntas de outras colegas, veirifiquei que muitas vezes se confunde pergunta como tema e assunto; muitas perguntas se tornam pessoais e difíceis de responder; que as questões religiosas não são perguntas com alto grau de aprendizagem porque se referem a crenças que passam de geração a geração; que a verdadeira curiosidade é respondida a partir de uma pergunta bem formulada; que precisamos ler o que escrevemos com muito mais atenção e consciência crítica; que avaliar não é julgar, nem apontar questões pessoais.
A partir da análise das perguntas dos colegas do Pead, aprendi que precisamos respeitar três requisitos: ASPECTOS TÉCNICOS, IMPARCIALIDADE e ÉTICA.
Quando avaliamos algo, precisamos agir com comprometimento, responsabilidade e respeito.
Nossas palavras faladas e escritas são registros importantes no processo da aprendizagem, mas devem ser usadas com consciência e sabedoria, com cautela e atenção, com firmeza e neutralidade.
Assim será na sala de aula, com os colegas educadores, com equipe diretiva, com pais e comunidade escolar.
A arte de fazer perguntas é a grande aprendizagem deste semestre; mas respondê-las e analisá-las também é!
3 comentários:
Adooorei tua postagem :-)
Vou recomendá-la como leitura para o grupo ;-)
Beijinhos
Melissa
Melissa, obrigada! Eu realmente senti o que relatei. Penso que o processo de análise das perguntas é muito mais amplo e complexo do que se pensa e exige sim muita consciência e responsabilidade. Como educadores, temos que ter o cuidado do que analisamos, com coerência e imparcialidade.
Um abração!
Giovana quero te comunicar que gostei tanto da tua postagem, que copiei uma parte e coloquei no meu blog, em forma de citação e claro coloquei a tua autoria. Parabéns, cara colega. Continue contribuindo de forma significativa com a nossa aprendizagem. Beijos, Roseli Führ.
Postar um comentário