quinta-feira, 16 de abril de 2009

Argumentação

O texto "O Dilema do Antropólogo Francês", proporcionou momentos de aprendizagem da argumentação, mesmo quando tínhamos que defender algo que não acreditávamos...
Refutar ou defender? Eis a questão!
O grupo em que eu estava inserida tinha a missão de defender a atitude tomada pelo atropólogo em relação a cultura da civilização do arquipelágo. Como defender algo que eu refutava?????
Bem, treinei neste momento minha aprendizagem de ARGUMENTAR!

Trechos da argumentação:

O antropólogo acredita que cada indivíduou ou civilização tem seu tempo de maturidade e aprendizagem. E que poderá mudar seu pensamento, suas atitudes e modo de ver a partir da convivência com o grupo e com o "branco". Não há necessidade de intervir, porque com o passar do tempo, eles começarão a observar que o branco não é um deus e suas perguntas terão respostas na vivência diária com o branco. A partir do desenvolvimento das habilidades manuais e mentais, novos processos de pensamento se encadearão, criando assim, novas formas de pensar. Acredito que seja um processo lento, que vai de acordo com o grau de evolução e entendimento de cada tribo, grupo, civilização.

Eu elaborei a argumentação, tentando intimamente acreditar nela. Só assim poderia convencer o leitor e o "professor".
Parte desta argumentação, foi encaminhada para o outro grupo, que mostrou-se indignado com nossa argumentação "favorável". Nós já nos sentíamos favoráveis mesmo! E queríamos que nossas afirmações tivessem êxito e pudessem persuadir e intimidar o outro grupo, gerando confronto de pontos de vista. E deu certo!
Vale destacar que a importância da força dos argumentos e que sua elaboração muda de acordo com os confrontos apresentados pelos participantes.
Percebemos com esta atividade que é necessário defender as ideias que temos, sustentando o que dizemos em argumentos sólidos e bons e, claro, aceitar a discussão dos nossos argumentos. Um argumento é, assim, um conjunto de proposições (pensamentos) que utilizamos para dar resposta (justificar, provar, suportar) algo.

2 comentários:

Melissa disse...

Ótimas colocações Giovana :-)
Para reflexão:
Acreditas que tem conseguido argumentar sobre suas aprendizagens no curso, aqui, em seu portfólio de aprendizagens?
Como sugestão:
Se sim, analise onde, como e exemplifique.
Beijinhos
Melissa

Giovana Canani disse...

Melissa!
Tenho tentando argumentar minhas aprendizagens aqui no meu portifólio. Conto com tua ajuda e teus comentários.Um exemplo é argumentação realizada sobre a Arte de Fazer Perguntas,análise postada sobre o Seminário Integrador, onde relato minhas aprendizagens em relação ao elaborar e analisar perguntas. Eu só pude realizar esta reflexão ao analisar as perguntas dos colegas e os comentários dos mesmos em relação às perguntas. Confesso que alguns comentários foram bem ponderados e imparciais, outros até me chocaram, o que me gerou um conflito interior, "intimidando-me" frente aos colegas. Penso que além de tudo, ainda precisamos nos humanizar mais e somos muito duros e inconsequentes em nossas argumentações. Será que não somos assim com nossos alunos? Por que estamos sempre "reagindo" frente aos questionamentos?
Dá uma terapia...rss...
Abraços Mel.