domingo, 5 de abril de 2009
Uma escola para todos
Estimulados pelo MEC, alunos com necessidades especiais ingressam as escolas comuns. Com este subtítulo a revista Isto É, de 4/3/2009, aborda o tema "Uma escola para todos".
Cita dados importantes:
* Há dez anos, apenas 13% dos alunos com necessidades específicas estavam matriculados em classes comuns. Em 2008 eram 46%.
* 98% das crianças com deficiência em países em desenvolvimento não estão na escola (Fonte Unesco).
A Secretária de Educação Especial do MEC, Claudia Dutra afirma:
"A proposta de educação inclusiva considera a educação um direito humano universal e defende o respeito às diferenças humanas na prática educativa. Todos podem aprender e cabe à educação proporcionar espaços de desenvolvimento do potencial humano, não reforçar a idéia de limitação".
E ainda especialistas afirmam que o preconceito, a dificuldade de adaptação dos alunos, o despreparo dos professores, a falta de recursos são os problemas a serem enfrentados na atual conjuntura educacional e política.
A reportagem encerra com uma reflexão muito interessante:
É preciso garantir que a inclusão signifique o acesso ao direito fundamental da educação, e não uma experiência dolorosa na vida de alunos e pais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Oi Giovana :-)
Queria te questionar uma coisa...
Em suas postagens costuma trazer recostes de textos que considera interessante, correto? Isso é uma marca de teu portifólio? O que gostaria de te questionar e, também, comentar é que, com isso, as vezes acabamos escrevendo pouco em uma postagem, concordas?
Te sugiro que analise qual seria a quantidade adequada de citações a outros autores para a elaboração de uma boa produção textual. Por exemplo, neta postagem, qual a porcentagem de recostes de outros textos?
Beijos
Melissa
Melissa!
Realmente, costumo recortar textos e colocar no meu portifólio. Isto acontece, porque costumo pesquisar na internet sobre determinados assuntos referentes as disciplinas estudadas. Quando me deparo com algo interessante, eu coloco aqui, não apenas como cópia, mas porque julgo ser algo que contribuiu para as minhas pesquisas.
Abraços.
Mel, complementando teu comentário anterior, sobre recortes, na postagem "IMAGEM É TUDO!!! MAS ATITUDE É MUITO MAIS!", não ocorre o recorte, não é cópia, é um texto meu, baseado em reflexões realizadas nesta disciplina e ao longo das minhas vivências, diferente de outras postagens.
Abraços.
Eu vi, um lindo textro. Parabéns! :-)
Olha só, concordo com você quanto a não perdermos leituras interessantes que nos auxiliarão em futuras atividades. Podemos, realmente, postá-las em nossos portfólio,desde que devidamente indentificadas (autor e fonte de pesquisa). Porém, neste semestre, estamos buscando qualificar as postagens do grupo. A idéia é não considerar como postagem um recorte publicado no portfólio, entende?
Concordas com esta idéia? O que pensas sobre isso?
Beijinhos
Melissa
Concordo Mel. Como posso discutir com vc?..rss..Eu recorto porque acho interessante, mas com certeza vou procurar qualificar melhor minhas postagens, com a tua ajuda, sugestões e avaliação. Ok? Um abração.
Postar um comentário