sábado, 16 de maio de 2009

O Clube do Imperador

Depois de ir a várias locadoras de vídeos, finalmente consegui locar o filme: O CLUBE DO IMPERADOR. E qual foi a minha surpresa ao assistir o filme e ficar presa literalmente na história, envolvida com o enredo, me situando como o professor Hundert frente às situações adversar e conflitantes.

Na história, o caráter correto do professor entra em choque quando se depara com o arrogante aluno, Sedgewick Bell, filho de um Senador sem escrúpulos. O conflito se dá pelo fato de Bell manter um relacionamento com seu pai, em que não havia diálogo nem tão pouco carinho e afetividade, mesmo que o garoto tentasse aproximar-se. Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, forjando uma classificação em um concurso "Clube do Imperador", desviando-se de seu caráter reto, para tentar aproximar-se do garoto e passar-lhe seus conceitos. Percebendo que apesar de alguns poucos avanços, não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas e, de que forma elas auxiliam no crescimento moral dos indivíduos.
É difícil saber o que é certo ou errado...
Somos apaixonados pela educação e desejamos transformar todos os nosso alunos em cidadãos conscientes e responsáveis, com bom caráter e honestidade.

Sedgewick Bell, apesar das oportunidades concedidas, não mudou. E transformou-se na cópia do "pai".
Blate, o aluno desclassificado injustamente, transformou-se num cidadão honesto e de caráter.
“Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte.” (Paulo Freire).
A família desenvolve um papel fundamental nesse aperfeiçoamento, assim como a escola, os amigos e o trabalho. O filme mostra bem isso: só a escola, não tem força para mudar sozinha, o caráter do ser humano. Todos nós fazemos parte deste processo.


Um comentário:

Melissa disse...

Fizestes ótimas colocações Giovana :-)
Como sugestão te coloco o seguinte: penso que poderias ser mais especifica em sua participação no "processo". Como este é seu portfólio seria interessante refletir (argumentar e exemplificar) sobre como você tens observado, participado e contribuido para este processo, entendes?
Beijos
Melissa