quinta-feira, 11 de novembro de 2010

7º SEMESTRE

EIXO 7 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VII – TEORIAS EM AÇÃO

Esse semestre foi marcado pela ação. Momento onde a teoria foi colocada em prática no ambiente de estágio, a partir de uma arquitetura pedagógica, que nortearam outras e que direcionaram para o trabalho de conclusão de curso.

Visitando minhas anotações, registros, planejamentos, pesquisas, workshop do semestre, destaco algumas considerações importantes sobre a VISÃO GERAL DO MEU ESTÁGIO CURRICULAR X ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE DESTAQUE.

* Em virtude de não estar em sala de aula e no momento do estágio “invadir” um espaço, uma turma num determinado período de nove semanas, procurei ter o cuidado de não intervir muito no planejamento curricular dos professores titulares da classe. Em Ciências, a professora titular estava desenvolvendo o conteúdo “Solo e Produção de Alimentos”. Baseando-se nisso, pensei em desenvolver um PA, sobre o que eles gostariam de saber sobre Alimentação Saudável. O projeto culminou na IV Mostra do Saber, que se realizou nos dias 10 a 12 de junho, última semana de estágio, que tinha como tema “Planeta Tecnológico”.

* “Alimentação Saudável: Um caminho a seguir” foi a arquitetura pedagógica que marcou o estágio. Ela norteou os caminhos que foram seguidos nas demais disciplinas e integrados com outros projetos desenvolvidos nesse semestre. Temas como Copa do Mundo 2010, África do Sul (país sede da copa e país sorteado para desenvolvimento de pesquisa e exposição de dados pela turma de estágio) e Gincana Junina andaram lado a lado e de forma criativa e instigante, “alimentaram-se” junto com nossas reflexões e pesquisas. Gastronomia e culinária foram termos utilizados normalmente na sala de aula, de forma coloquial e simples.

* O projeto destacou o uso de tecnologias constante nas aulas: pesquisas no laboratório de informática (quinzenalmente), em casa na internet, uso do notebook diariamente na sala de aula, do projetor multimídia, máquina fotográfica, filmadora, pen drive, entre outros.

* Além da organização coletiva, o projeto oportunizou atividades que desenvolveram a expressão, comunicação, criação, pesquisa e tateio experimental. Através dos passeios de estudo, visitações, entrevistas, palestras, vídeos pedagógicos, os alunos vivenciaram situações práticas e teóricas, onde funcionavam como expectadores e agentes de aprendizagem.

* Destaco aqui algumas atividades que mobilizaram os alunos, professores titulares e equipe diretiva da escola:

- Chá com Bolachas: apresentação do livro BOLACHA MARIA, Cheiros e gostos de infância, do escritor Carlos Urbim, onde foi trabalhado o poema “Bolacha Maria”, acompanhado de “chá com bolachas Marias”.

- Visita ao CEMEAM (Centro Municipal de Estudos Ambientais): Palestra “Alimentação Alternativa”, com a coordenadora do Centro, Liane Klein. Usando toucas e guardapós os alunos colocaram a “mão na massa” e todos juntos cortaram vários alimentos, fazendo uma pizza deliciosa e alternativa com alimentos que nem sempre são usados em nossa culinária, mas que possuem um alto valor nutricional.

- Palestra “Dicas de Alimentação”, com a nutricionista Elenilda Michel. Ela iniciou contando uma história sobre a Rainha Cleópatra, envolvendo os alunos como equipe da cozinha da rainha, para que pudesse escolher um cardápio adequado para a bela e vaidosa rainha que se alimentava inadequadamente. Além de enriquecer a palestra com slides no data show, respondeu várias dúvidas dos alunos, que anteriormente foram elencadas no projeto. A partir da palestra, em conjunto com os alunos foi elaborado um esboço do informativo da campanha: O que é alimentação saudável; Dicas de alimentação; Pirâmide Alimentar: Tipos de alimentos: energéticos, reguladores e construtores e Alimentação alternativa.

- Momento Culinário: Brigadeiros Saudáveis para o Dia das Mães. Imaginem vinte e uma crianças dentro de um espaço com aproximadamente 3m X 4m fazendo brigadeiros. Isso mesmo! Detalhe importante: Brigadeiros Saudáveis. Mesmo apertadinhos grudadinhos na cozinha secundária da escola, fizeram deliciosamente brigadeiros com leite condensado de soja e cacau.

- Visita ao CEMEAM (Centro Municipal de Estudos Ambientais0, onde foi desenvolvido o tema "Importância na Produção de Alimentos Saudáveis", com Mateus Farias de Mello, engenheiro agrônomo e chefe do escritório da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

- Palestra “Aditivos Químicos em Alimentos”, com a professora de Ciências, Físicas e Biológicas, Cinthia Rocha de Silveira. A professora trouxe uma tabela com os aditivos químicos e relacionou com os alimentos ingeridos diariamente. Na verdade, a quantidade de “porcariozitos” é enorme e constituída basicamente de aditivos. Como culminância da palestra, os alunos observaram rótulos de alimentos para analisarem sobre sua composição.

- Palestra “Vitaminas e Minerais”, com a acadêmica de Nutrição, Fernanda Beier. Utilizou o notebook com informações em power point e depois desenvolveu uma atividade lúdica com eles sobre o assunto desenvolvido. Em grupos trabalharam com cartazes e colagens com os seguintes temas: Alimentação Não Saudável, Alimentação Saudável, Alimentos Importantes para os Ossos e Alimentos que Previnem a Anemia.

* O projeto "Alimentação Saudável: Um caminho a seguir" foi apresentado à equipe diretiva da escola e meus supervisores Jaime e Gerson em grande estilo no dia 09 de junho de 2010, numa quarta-feira de manhã. Alunos apostos e preparados apresentaram o vídeo confeccionado com fotos, imagens, trabalhos, informações, entrevistas selecionados durante o período do estágio e da execução do projeto. Explicaram sobre o projeto, dicas de alimentação e entregaram um kit brinde para os visitantes e apoiadores: uma sacola personalizada do projeto, uma caneta, o informativo da campanha e um cd com o vídeo. Brindes esses recebidos pelos nossos parceiros de projeto: Toccanto Produções, Gráfica Gifeset, Millyideias Soluções Práticas e Arte Sul Brindes em Geral. Os alunos estavam ansiosos para explanar de forma simples sobre o projeto e um a um fez a sua parte, mostrando para o grupo o envolvimento obtido durante essas nove semanas. Um dos alunos comentou que o projeto não está no fim; ele está começando, porque agora é o momento de aplicá-lo no dia a dia, conseguindo manter uma alimentação saudável. Os convidados se surpreenderam com a desenvoltura das crianças, que mesmo "tremendo" e com "frio na barriga" demonstraram interesse, conhecimento e responsabilidade. A escola utilizou o trabalho para a IV Mostra do Saber, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Parque Municipal do Imigrante.

Nenhum comentário: