quinta-feira, 11 de novembro de 2010

7º SEMESTRE

APRENDIZAGENS X DIFICULDADES = DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

A primeira semana de estágio em sala de aula foi muito interessante, marcada por períodos de adaptação e integração com a turma. Um reconhecimento do local e dos alunos: possibilidades, dificuldades, para onde ir, como fazer, o que se pode melhorar, como estimulá-los para as atividades desenvolvidas, como entrosá-los na questão tecnológica e investigativa.

Percebi inicialmente que os alunos não estavam acostumados a participar de debates envolvendo assuntos para reflexão. Constatei que precisavam ser estimulados cada vez mais, para desenvolverem essa habilidade. Isso é perceptível na questão comportamental, pois alguns permaneciam muito quietos e pouco participavam; outros participavam ativamente, mas acabavam interrompendo os colegas, sem disciplina. Acompanhava com o olhar atento, procurando abrir esse espaço de debate para que eles pudessem se habituar com essa prática.

Quanto a reflexão sobre os efeitos do planejamento e da sua ação estratégica em sala de aula, verifiquei as dificuldades encontradas quando se "entra" em uma turma moldada por outros professores, que ainda estão se adaptando a turma, criando vínculos e simpatias. Busquei assim, a aproximação afetiva e cognitiva com a turma, respeitando o espaço conquistado pelas professoras titulares e suas regras. Desdobrei-me para atender as necessidades da turma, impondo também meu ritmo de trabalho. Confesso que também tive que me reciclar e trabalhar minha paciência e senso de adaptação. Muitas vezes, saia da aula muito cansada fisicamente, pois corrigia todas as atividades propostas de forma individual. Gosto sempre de acompanhar a aprendizagem dos alunos diariamente, individualmente e coletivamente.

Um dos pontos positivos foi a integração com a professora titular e equipe diretiva. Muitas atividades desenvolvidas no meu estágio foram utilizadas em outras atividades da escola e de outras turmas. Houve troca de experiências e ideias. Não aprendemos e ensinamos sozinhos. Aprendemos e ensinamos coletivamente.

O Projeto “Alimentação Saudável: Um caminho a seguir” foi a grande aprendizagem desse semestre. Conhecimentos, descobertas e mudanças de comportamento marcaram o semestre, tanto para alunos como para professores. Cuidado com a alimentação diária. O refeitório da escola acabou adotando medidas diferenciadas em função da nossa campanha e as crianças da turma, começaram a selecionar melhor os lanches trazidos à escola.

Uma das maiores dificuldades que eu enfrentei nesse semestre foi ajustar meu tempo com as minhas tarefas no meu trabalho profissional (SMED), que se acumularam, aglomeraram e diversificaram em diferentes horários. O cansaço e o stress físico e mental tomaram conta dos meus dias. Por outro lado, o estágio marcou encontros com uma turminha muito especial: minha turma de estágio, turma 511. Não há como não ter saudades desses pequenos elétricos, inquietos e amorosos. Olhinhos sedentos e curiosos de aprendizagens novas. Movimento, expressão, vida. Eles se transformaram ao longo dos dias e eu também. Da mesma forma, que se adaptaram a minha metodologia, eu me adaptei às suas necessidades, ao jeito de ser de cada um, as suas particularidades. Vinte e um rostinhos diferentes com personalidades diferentes. Cada semana uma aprendizagem. Discussões, debates, reflexões, pesquisas.

Apesar das dificuldades enfrentadas, de tempo e de trabalho, meu estágio foi extremamente emocionante, marcado por momentos de superação e transformação. Considero-o um presente especial recebido no final do meu curso e com certeza, norteará minha vida pessoal e profissional, ciente que devemos fazer a diferença onde estivermos, com dedicação, responsabilidade e amor. Não existe educação sem envolvimento e comprometimento.

Nenhum comentário: