quinta-feira, 11 de novembro de 2010

8º SEMESTRE

8º SEMESTRE

O BIXO PAPÃO EM AÇÃO: TCC

Primeiramente foram lançados os focos de investigação para o desenvolvimento do TCC:

1. Auto-expressão, comunicação e pesquisa: Aplicação Integrada Transformadora;

2. Pedagogia do Bom Senso: Teoria X Prática como Estratégia de Promoção de Autonomia;

3. Aplicação Integrada Transformadora Para Formação de Cidadãos Autônomos e Criativos.


Depois foram identificados e levantados os conceitos envolvidos para cada problema:

· autonomia - cooperação - saídas de campo - pedagogia do bom senso - comunicação - documentação

· pedagogia do trabalho - aprendizagem - aplicação integrada - projetos extracurriculares- tecnologias - auto-expressão

· inovação pedagógica - afetividade - pesquisa - plano pedagógico amplo - aprendizagens humanas

Então, foram lançados as possíveis questões de investigação:

O criar, o agir e o conhecer auxiliam no processo de aprendizagem do aluno, visando uma aplicação integrada e mais autônoma.

O trabalho e a cooperação podem contribuir com êxito no plano pedagógico e nas estratégias de aprendizagem.

O trabalho, a cooperação e o envolvimento afetivo promovem a aprendizagem integral do aluno.

As inovações pedagógicas e humanas, como as saídas de campo e aulas-passeio promovem a autonomia do conhecimento e sua aplicação diária.

A aprendizagem resulta de uma relação dialética entre ação e pensamento, ou teoria e prática.

Após muitas conversações, análises e auxílio dos meus professores orientadores, finalmente chegamos a uma questão investigativa norteadora do TCC:

As Relações Teoria e Prática na Aprendizagem dos Alunos: Um estudo a partir do Projeto “Alimentação Saudável”

A partir disso, foi elaborada a justificativa para a questão investigativa:

Estamos cientes que não existe educação sem envolvimento e comprometimento e que cada vez mais, o educador deverá buscar se instrumentalizar para acompanhar a evolução tecnológica e auxiliar no processo de aprendizagem, pois a aprendizagem é uma atividade construtiva da criança.

Aprendemos participando, vivenciando, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Não se ensina só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada, com criatividade e responsabilidade.

Afinal, “criar é a capacidade que todos temos de encontrar as saídas necessárias para o nosso dia a dia” (Max Haetinger).

Minha proposta de trabalho referente ao estágio 2010 baseou num tripé que chamou Pedagogias do Bom Senso, do Trabalho e do Êxito, sempre considerando a criança o centro de sua própria educação. Segundo Freinet “cada atividade desenvolvida deve ser um trabalho útil e criativo, decidido e organizado coletivamente pelos estudantes. O essencial é valorizar a livre expressão dos alunos, motivando-os a partir do que se consideram necessidades vitais do ser humano: criar, se expressar, se comunicar, viver em grupo, ter sucesso, agir-descobrir e se organizar. Observadas essas condições, a escola formará, enfim, cidadãos autônomos e cooperativos”.

Baseado-se nisso, proponho em meu trabalho de conclusão de curso uma reflexão sobre as inovações pedagógicas referentes a temática: “Auto-expressão, cooperação, comunicação e pesquisa: Aplicação Integrada Transformadora” . Analisando de que forma o trabalho, a cooperação e as saídas de campo foram facilitadoras para o processo integral da aprendizagem do aluno nas nove semanas de estágio, onde o projeto de aprendizagem em destaque foi “Alimentação Saudável: Um caminho a seguir”.

A análise do trabalho e suas considerações em reflexão buscam verificar as mudanças de comportamento da turma em relação às atividades diferenciadas proporcionadas e construídas com a equipe diretiva, professores titulares e alunos; o contato dos discentes com os mais diversos materiais didáticos e tecnológicos de pesquisa, bem como organizações de visitas e entrevistas com educadores e profissionais da área e divulgação do trabalho desenvolvido na sala de aula como “marketing educacional” (banner, informativos, sacolas personalizadas).

O educar é construir junto e depende, segundo Freinet, dos quatro eixos fundamentais: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. Esses quatro eixos foram norteadores do trabalho desenvolvido, na busca de integrar conhecimento e ligação entre as pessoas e o objeto de conhecimento, enfatizando a busca da autonomia do educando, para aplicação integral da aprendizagem no seu dia a dia.

E o bixo papão começou a tomar forma......Começou a ser criado.........

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