segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO DE SURDOS 2

Falando em educação de surdos em nossa atualidade, aliás, em nossa localidade nos tempos atuais....

No município de Sapiranga, onde resido e trabalho, a Escola Luterana São Mateus oferece educação regular do ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes. Na Educação Infantil oferecem Maternal, Jardim A e Jardim B. No Ensino Fundamental oferecem desde a 1ª até a 8ª série. No Ensino Especial, alunos surdos têm oportunidade de receber educação, através de uma política educacional bilíngüe (Português e Libras = Língua Brasileira de Sinais). A filosofia da Escola tem como propósito fazer com que a essência humana cresça em educação e na integração de pessoas diferentes, respeitando suas diferenças, seus credos, seu nível social e econômico, idealizando um mesmo objetivo de plenitude e de realização pessoal.
A educação de surdos é muito importante para a Escola São Mateus, bem como para a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). O termo SURDOS, conforme a escola, e visto com visão de pessoas integrais, individuais, cidadãs, com sua própria visão de mundo, com direitos e deveres. Fala-se em educação bilíngüe; em professores surdos para alunos surdos; em intérpretes das Libras (Língua Brasileira de Sinais), em FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos); em NUPPES (Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais para Surdos), na UFRGS; em surdos brasileiros.
Através das visitas realizadas na escola, através da Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga, bem como do contato com familiares que estudam na escola e das participações da escola em eventos realizadas pela Secretaria, percebe-se o engajamento e a preocupação dos profissionais na educação dos surdos e sua inclusão no meio em que vivem. São oferecidos oficinas de teatro, dança, informática, basquete, futsal, entre outras, para alunos surdos e ouvintes, integrando-os na sociedade.
Em julho do ano passado, a escola participou do Encontro Artístico de Talentos Escolares – EARTE 2009, com três peças de teatro e uma coreografia de dança, emocionando e sensibilizando o público presente. Através das apresentações, conseguiram demonstrar a importância de trabalhar as diferenças em conjunto com toda a comunidade.


O olhar de nós alunas do pead, de educadores e de cidadãs, frente a disciplina de Libras, proporcionou momentos de sensibilização e responsablidade com a educação de surdos, fazendo que nossa reflexão saísse da sala de aula ou da internet e fosse às ruas, às salas de aula de escolas especializadas, às pessoas portadoras de deficiência auditiva, mantendo ligações de uma boa convivência e de respeito às diferenças. Ao mesmo tempo, percebemos que muitas instituições fazem um excelente trabalho, mas que ainda necessitam de parcerias e apoio.
As leituras, as reflexões, os debataes e as saídas de campo, proporcionaram momentos de nos“vermos” nos olhando, de nos escutarmos ouvindo e através das inúmeras experiências de nos avaliarmos.
Assim, como perceber no “outro” as capacidades, as superações, as limitações que pela convivência no trabalho, muitas vezes passa despercebido pelas lentes do olhar desacostumado a “ver” e "ouvir".

Um comentário:

Melissa disse...

Ótima postagem :-)
Beijos
Melissa