domingo, 20 de dezembro de 2009

REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO

No enfoque temático: Reflexões sobre Planejamento, da disciplina de Didática, dois pedagogos apresentam contribuições importantes para o trabalho pedagógico: Maria Montessori e Célestin Freinet. Analisando meu planejamneto realizado em Linguagem, percebi que poderia alterar e acrescentar várias atividades conforme dicas dos autores. Foi muito interessante! Algumas delas já praticadas em sala de aula, como os cantinhos do conhecimento, entre outros.

Vale destacar algumas alterações realizadas, caso eu tivesse contato com esses autores. Veja só:

Maria Montessori:

- Montessori indicaria que realizasse com a turma atividades físicas, mentais e reflexivas em relação ao seu corpo, ao grupo e as diferenças existentes na sala de aula. Ela entende que a base deste princípio é a educação ativa, na qual a criança aprende pela experiência e pela repetição sistemática, as crianças fazem exercícios, através dos quais aprendem a dominar a si mesmas, coordenando movimentos e controlando ações;

- Melhorar a organização do ambiente, para garantir domínio, autonomia para corresponder a necessidade das crianças de agir inteligentemente;

- Desenvolver a educação dos sentidos, alcançada por meio da realização de jogos sensoriais e outros materiais didáticos, trabalhando as diferenças entre seres, objetos e coisas.

Celestin Freinet:

- Criar o “Cantinho das Cores” e o “Cantinho das Diferenças” (onde poderiam selecionar imagens, objetos, coisas diferentes);

- Elaborar um “texto livre” sobre a história contada, respeitando a inspiração da criança quanto à forma, ao tema e ao tempo para sua realização;

- Montar o “livro da vida”, com o tema “Nossas Diferenças”;

- Propor a correspondência com outras classes para desenvolver as relações humanas pelo contato vivo com o mundo exterior, a partir do tema “Em sua sala de aula, existem diferenças entre os alunos?”;

- Trabalhar mais em grupo com eles, para desenvolverem a sociabilidade e a criatividade.

Nenhum comentário: