segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TEMPO E ESPAÇO...EIS A QUESTÃO! - 4º SEMESTRE

O quarto semestre, 2008_1, teve como interdisciplinas:
Seminário Integrador
Projeto Pedagógico em Ação
Representação do Mundo pela Matemática
Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
Educação em Tecnologias da Comunicação e Informação
Destaco em meu workshop final a questão: TEMPO E ESPAÇO...EIS A QUESTÃO!
Quem somos? Para onde vamos? O que ensinamos e aprendemos?
Aprendemos a importância de nos localizarmos: primeiramente em nosso mundo, em nosso espaço...quarto, casa, lar, escola, bairro, cidade, estado, país...e lá vai. Como relacionamos nossas atividades neste espaço? Nesse tempo?
Atividades profissionais, atividades familiares, atividades religiosas, atividades político-partidárias, atividades esportivas e de lazer, atividades de capacitação profissional...
Como fica o espaço Pead nisso tudo? Podemos resumir em algumas palavras: superação, dedicação, esforço, preocupação, ansiedade...
Como fica nossa sala de aula? Nosso planejamento?
Segundo a Revista Nova, da edição Nº 213 – Junho/Julho, para se garantir o aprendizado em todas as disciplinas, é preciso conhecer os conteúdos essenciais e saber como lecionar cada um.

Entender Matemática foi a minha grande missão! A maior missão, uma missão possível...
Geometria, ângulos, planos e “nós” circulares e quebrados em meu cérebro.
As atividades desta disciplina, principalmente as de espaço e forma foram as que me fizeram pensar e repensar muito. A “fábrica de cubos”, me fez virar de vários ângulos para fazer a “grade isométrica” e a “grade quadrada”. Eu aprendi a fazê-la, e como diria as crianças pequenas: “sozinha”! Mas quanta dificuldade com aqueles cubinhos, tentando a partir do concreto, chegar ao abstrato. Aprendi a trabalhar com localização no espaço e reconhecer as propriedades de formas e sólidos para resolver situações-problema.

Ciências: Percebemos que o óbvio não é óbvio. E que precisamos desenvolver a sensibilidade, trabalhar as percepções, as sensações, a criatividade, a imaginação, além do “viver ciências”, descobrindo, pesquisando, concluindo. A interdisciplina integrou-se com as demais disciplinas do semestre de forma harmônica e natural.

Tecnologias: A grande aprendizagem é RESOLVER PROBLEMAS e obter informações pelo uso da Internet, trocando idéias, pedindo ajuda, enviando material, corrigindo atividades, solucionando dúvidas.
Aprendi a usar os vídeos do You Tube e selecionar os adequados para a sala de aula.
Descobri vídeos interessantíssimos, como a série da TV Cultura, com a menina Kika, que explora as perguntas para responder as suas dúvidas: De onde vem o açúcar? De onde vem o dia e a noite? De onde vem o sal?
Estes vídeos, bem pedagógicos, oferecem ao professor subsídios bem animados e interessantes para desenvolver os conteúdos.
Percebi que muitos são bem valiosos e que se bem analisados podem servir de instrumento para o professor na sua prática docente.

No Seminário Integrador , com o Plano Individual de Estudo, procurei organizar melhor meu tempo, aprendi a fazer perguntas de forma clara e adequada e explorar e literatura pedagógica referente às disciplinas desenvolvidas em cada semestre.

Em Estudos Sociais, Ressalto minha evolução e amadurecimento na aprendizagem pessoal e profissional, disciplinando posturas, encarando horas de leitura, refletindo sobre elas e acima de tudo, aplicando no dia-a-dia.
A transformação vem de forma visível e muito ampla, porque acaba se refletindo em todos os segmentos, e como diria a professora Zita, em todos os grupos sociais em que participo, em todos os ESPAÇOS onde estou inserida.

Somos como suaves e delicadas borboletas...
Descobrindo o espaço do Pead....e buscando novos espaços...
Batendo as asas da sabedoria, mesmo à distância...
Alcançando os vôos mais altos do conhecimento e de novas aprendizagens;
Buscando o pouso seguro e aconchegante: em nossa casa, em nosso computador, em nossos grupos sociais...”( Giovana Canani)

Nenhum comentário: