5º SEMESTRE
SEMINÁRIO INTEGRADOR – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EDUCAÇÃO -ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO
O QUE APRENDI NESSE SEMESTRE?
A elaboração do Projeto de Aprendizagem é o maior desafio deste semestre;
O tempo e as intensas atividades profissionais e extra-classes dificultam a execução das tarefas do Pead;
A importância de ser flexível no grupo é fundamental para que todos possam se entender;
Trabalhar em grupo "online” é um desafio;
Aprendemos com as diferenças e limitações tecnológicas;
As várias formas de registros devem ser utilizadas para melhor qualidade do trabalho em grupo (msn, fóruns, diário de bordo, e-mail...);
As Interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental, enfatizam os temas de gestão escolar, bem como a organização do Ensino Fundamental, organização curricular da escola, gestão democrática nas escolas, financiamento da educação, diretrizes curriculares. Proporcionam estudos e reflexões, através de leituras e pesquisas buscando um maior esclarecimento sobre assunto, preparando-nos para exercermos nossas funções de educadores e gestores de educação com consciência e responsabilidade.
O tempo e as intensas atividades profissionais e extra-classes dificultam a execução das tarefas do Pead;
A importância de ser flexível no grupo é fundamental para que todos possam se entender;
Trabalhar em grupo "online” é um desafio;
Aprendemos com as diferenças e limitações tecnológicas;
As várias formas de registros devem ser utilizadas para melhor qualidade do trabalho em grupo (msn, fóruns, diário de bordo, e-mail...);
As Interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental, enfatizam os temas de gestão escolar, bem como a organização do Ensino Fundamental, organização curricular da escola, gestão democrática nas escolas, financiamento da educação, diretrizes curriculares. Proporcionam estudos e reflexões, através de leituras e pesquisas buscando um maior esclarecimento sobre assunto, preparando-nos para exercermos nossas funções de educadores e gestores de educação com consciência e responsabilidade.
Falando em Projetos de Aprendizagem
PA foi o nome em destaque neste semestre. Transformou-se no “bicho-papão” e ao mesmo tempo um novo conhecimento dentro da aprendizagem a ser aplicada com nossos alunos em sala de aula. Os Projetos de Aprendizagem viabilizam a vivência de experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos “nós” da cooperação. Como possibilidade de aprendizagem proporciona a investigação de conceitos e conteúdos, o desenvolvimento do senso crítico e questionar, além do analítico e da capacidade de observação e atenção. Nesta aprendizagem, aparecem os mapas conceituais, utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação. Serviram para nos auxiliar e nos manter mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles.
Dificuldades encontradas: Nosso Projeto de Aprendizagem com o título “No Mundo da Lua” trouxe em destaque as influências das fases da lua na agricultura. Encontramos muitas dificuldades ao longo do caminho: 1. Elaboração da pergunta de forma clara e objetiva, que atendesse às necessidades e expectativas de pesquisa, num processo investigativo para uma possível aprendizagem; 2. Elaboração do Mapa Conceitual. Elaboramos dois mapas conceituais e ainda o último necessita de reformas. Tivemos dificuldades inicialmente de compreender o processo de elaboração, mas melhorou o entendimento depois de algumas conversas presenciais e on-line com os tutores e professores; 3. Desenvolvimento do trabalho em grupo. A maior dificuldade foi gerenciar as atividades num trabalho coletivo. Percebemos nossas falhas e apesar de buscarmos a socialização, ainda somos muito individualistas. Os obstáculos como o famoso “tempo” ou falta dele, aumentaram ainda mais nossas dificuldades de interação e execução da tarefa. Trabalhar em grupo "online” é um desafio. Aprender com as diferenças e limitações tecnológicas é outra. Acabamos preferindo realizar as atividades de forma individual, porque neste caso, somos responsáveis pelo nosso trabalho, pelas nossas idéias, pela nota. Quando em grupo, a responsabilidade é maior com o grupo, afinal, existem postagens com datas determinadas, pesquisas, enquetes, fóruns que necessitam ser realizadas. Somos responsáveis um pelo outro e pelo andamento do grupo, do trabalho, da aprendizagem. Há a troca de idéias, experiências, saberes e informações, que somam, acrescentam e promovem uma nova aprendizagem.
Conclusão:
Entre erros e acertos, dúvidas e certezas, lembramos que é importante para a prática correta da elaboração e execução dos Projetos de Aprendizagem:
• Escolher o tema a ser abordado
• Definir o objetivo principal a ser perseguido
• Definir a apresentação dos tópicos, colocando-os numa seqüência hierarquizada com as interligações necessárias
• Dar conhecimento ao aluno do que se espera quanto ao que ele poderá ser capaz de realizar após a utilização do processo de aprendizagem
• Permitir sessões de feedback, de modo que ao aluno seja possível rever seus conceitos, e ao professor avaliar o instrumento utilizado, de modo a enfatizar sempre os pontos mais relevantes do assunto, mostrando onde houve erro e promovendo recursos de ajuda. KAWASAKI (1996)
Nenhum comentário:
Postar um comentário