segunda-feira, 11 de outubro de 2010

APRENDIZAGENS NO TERCEIRO SEMESTRE

O terceiro semestre, para mim, foi um grande surpresa positiva. Trabalho com projetos na Secretaria Municipal de Educação e sou intimamente ligada às artes: música, dança, teatro, jogos, brincadeiras, contos, poesias...
Todas as atividades desenvolvidas nas aulas presenciais foram aplicadas com minha turma de 4ª série, no turno da manhã, no Instituto Estadual Professora Nena – CIEP. Eu amei e os alunos também.
Destaques na aprendizagem:

MÚSICA
Sons, ritmos, batidas, movimento...A música chega aos nossos ouvidos de forma contagiante e vibrante. Leva-nos ao mundo mágico da fantasia e da realidade, quando em nossas lembranças ela está associada a fatos importantes de nossa vida.Na atividade "De quem é a música?", pude refletir a importância da música em minha vida e assim, constatar sua importância dentro do contexto social e emocional do meu aluno.
Foi muito interessante desenvolver um trabalho em sala de aula utilizando músicas da MPB. Foi tão motivador, que acabei usando as músicas "A Pulga" e "O Relógio", de Vinícius de Moraes, num outro trabalho com adultos. Eles adoraram!

LITERATURA
A disciplina de Literatura trouxe para o debate o "Conto de Fadas". Eu achei interessantíssimo o debate realizado, porque solidificou o que eu pensava intimamente sobre a veracidade e a aplicalidade deles. Concordo com a autora, Ana Maria Machado, de Encantos para sempre, que defende o uso destes contos, como parte da cultura de um povo. Falam de verdades profundas, inerentes ao ser humano. Adoro as histórias do Lobo Mal, das suas aventuras pela floresta, dos heróis, das princesas...Faz parte do sonho e dos desafios diários. Eu continuo usando estas histórias em minha sala de aula e também, com meus afilhados...Eles amam!

ARTES VISUAIS
Amei realizar a atividade de Velásquez. Após as leituras pude realizar um exame crítico e minuncioso da obra, o que me deu subsídios interessantes para fazer a releitura da obra, transformando detalhes antigos em atuais (minha escolha).Busquei livros sobre as obras deste pintor para realizar a atividade proposta. Acabei interagindo com o pintor de forma silenciosa, mas instigadora.Meus olhos estão mais atentos às obras de arte. Olhos que pesquisam e descobrem novas formas de entendimento do que o artista tenta passar a mim, expectador, para que eu não me transforme num ser distante da obra, mas um ser que compreenda e interaja com o obra.
BIENAL: Nunca a Bienal esteve tão presente em minha vida pessoal e profissional. Por influência da disciplina, aproveitei e visitei-a com meus alunos. Acho que eu acabei contagiando-os! Participaram da Oficina na Bienal e estavam pra lá de concentrados e a professora aqui, orgulhosa e satisfeita com as idéias refletidas e debatidas por seus alunos. Acho que foi um momento único e especial na vida deles.
Na volta da Bienal, minha turma baseando-se na exposição "Três Fronteiras", buscou o debate, analisando a situação social e econômica de nosso município, listando-as para fins de reflexão e análise conjunta. Depois, dividiram-se em grupos e escolheram uma delas para retratarem através da arte. Foram vários dias, desde o planejamento da obra até sua confecção. Desenvolvidos os trabalhos, nossa sala se transformou na "Nossa Bienal" e acabamos expondo todos os trabalhos, convidando Direção, professores e alunos para ouvirem as explicações e apresentação do projeto. Eles abordaram os seguintes temas: Desigualdade Social, Influência da Televisão em Nossas Vidas, Trânsito Noturno, Era Robôtica e Abuso dos Preços.Os temas desenvolvidos estão muito presentes na realidade deles. A sobrevivência, o desemprego, a miséria...O trabalho rendeu elogios! Mas acima de tudo, rendeu conhecimento, auto-estima e desenvolvimento de uma cidadania consciente.

LUDICIDADE
Apliquei as atividades vivenciadas na aula presencial de Ludicidade com meus alunos de 4ª série, no Instituto Estadual Professora Nena - CIEP. Eu me surpreendi como os alunos se integraram e realizaram a atividade com prazer e disponibilidade.Selecionei as atividades: Bola da Vez e Ram sam sam, utilizando conteúdos que estavam sendo trabalhados nas aulas de Português (substantivo, adjetivo e artigo). Foi muito interessante, porque pediam para repetir a atividade várias vezes, sem se sentirem cansados ou entediados. Passamos dois períodos envolvidos, na maior alegria e paz. Com a brincadeira, aprendemos também a nos integrar e nos conhecer um pouco mais. Trabalhamos valores positivos e assim, conseguimos proporcionar momentos de socialização entre o tímido e o mais extrovertido. Valeu a idéia!Assim, consegui compreender o papel da ludicidade dentro do processo de aprendizagem da criança e sua importância dentro da vivência do aluno, usando sua potencialidade e os conteúdos trabalhados em sala. Aprende-se brincando!

EPPC
A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica, partiu do diálogo com as outras interdisciplinas. Muitas leitura dos autores clássicos como Durkheim, Weber e Marx, como também com autores contemporâneos, entre os quais, Nosella, Kuenzer, Mészáros. Foram a bordardas temáticas tais como o professor pesquisador no espaço-tempo da escola e a tecnologia informatizada. Professora e professor: formação, trabalho e políticas públicas. As diversas culturas históricas e a dinâmica da sociedade brasileira. As diferentes concepções do humano, escola, educação, cultura, sociedade e educação escolar no Brasil e no mundo. Foi muito interessante.

As interdisciplinas foram muito práticas e estavam sempre interligadas uma com as outras.

Nenhum comentário: