domingo, 16 de maio de 2010

Adaptações e superações

Quinta semana de estágio...Nossa! O tempo está passando. Esta semana recebi pela primeira vez a visita de meus supervisores. Meus alunos esperavam tanto como eu, ansiosos pela visita, como se estivessem vivendo o "estágio" comigo e sentindo da mesma forma, minhas emoções. Tenho me surpreendido com eles. Mudanças de comportamento e atitudes tem acontecido. Principalmente no que se refere a participação oral nas aulas, suas argumentações melhoraram, seus cadernos estão mais caprichados e já estão adaptados a minha metodologia de trabalho. São extremamente carinhosos e receptivos. Abraçam-me pela cintura e fazem declarações de carinho. Interagem de forma mais perceptiva, embora sejam inquietos. Questionam-me quantas semanas passaram do estágio e fazem contas de quantas faltam, porque nossa linguagem é bem transparente. Eles demonstram que sentirão saudades e eu também.
Mas o interessante é perceber que estão engajados no projeto "Alimentação Saudável: Um caminho a seguir". Alguns mais do que outros. No dia a dia tenho percebido que alguns já tem mudado sua alimentação no refeitório, o que muitas vezes é difícil de acontecer, pois nem sempre os pais participam da campanha e para facilitar suas vidas compram salgadinhos para a merenda de seus filhos. Estamos semanalmente elaborando nosso cardápio alimentar para a merenda e alguns estão conseguindo seguir e cobrar dos alunos que assim não o fazem.
Faltam quatro semanas e muita coisa ainda vai acontecer.
Aguardemos novos conhecimentos, novas mudanças de comportamento, novas reflexões.

Nenhum comentário: