domingo, 7 de junho de 2009

Desenvolvimento Moral

Para Piaget, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.

No processo de aprendizagem moral, pais e professores exercem um papel de suma importância. A criança só aceita imposições e mudanças de comportamento moral de pessoas pelas quais demonstra respeito e afeição.

As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia, ou seja, o certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta.

Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual.

Um comentário:

Melissa disse...

Oi Giovana :-)
Ótimas colocações, mas senti falta das evidências.
Por exemplo, quando colocas "cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual" não deixas claro teu entendimento de como fazer isso. Um exemplo de como você conduz seus alunos na transição anomia - heteronomia, encaminhando-os naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual facilitaria o entendimento.
tente completar esta postagem trazendo exemplos de sua prática pedagógica, ok?!
Abraços
Melissa