2º SEMESTRE:
EIXO II – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM II – O TRABALHO EDUCACIONAL: CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE.
Eu iniciei no 2º semestre, como aluna ingressa em 2007_1. Éramos chamadas de “novatas”, mas entramos com tanta expectativa que nos misturamos às alunas que ingressaram em 2006 de forma surpreendente.
Constavam em nosso programa as interdisciplinas:
Seminário Integrador I
Seminário Integrador 2
Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I
Fundamentos da Alfabetização
Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva História
Infâncias de 0 a 10 anos
Tudo era novo: Wiki...Blog...E-mail...Passamos a nos socializar com esses termos e a senhora Internet passou a fazer parte de nossas vidas. Nem tínhamos a dimensão de como ela iria ser “nossa vida”.
Lembro de algumas situações marcantes, registradas em meu novo caderno: o Portifólio de Aprendizagens:
"O primeiro dia"...Expectativas...Medo...Ansiedade...Satisfação...Solenidade, Hino, apresentação, Crediné, Del Carmo, tutoras,...a "ficha caiu": gente, agora sou aluna da Ufrgs!"O primeiro sábado"...Zzzzz....Hum! Acordar...9 horas da manhã...Aonde? rss...No pólo, imitando o lendário Indiana Jones, nas trilhas misteriosas do "pbwiki"."A primeira semana"...O computador e eu; eu e o computador. Duas "almas" ligadas numa só batida (isto quando a internet consegue acompanhar nosso ritmo, porque nosso ritmo é intenso!...rsss).Vocabulário novo, dedos ágeis...rss...e mente a mil (como é bom estudar!)."O primeiro teatro"...Muitos risos, muitos talentos, muita alegria e integração (e...muitas alunas malucas...Ane, Mone, Fê, Elci, Lourdes...amei!)."O primeiro blog"...Descobrindo a tecnologia e se tornando gente importante!
Além de todas as novidades, esperávamos o “bicho papão” do final do semestre: um “tal de worKshop”...
Um, dois, três,..., muitos workshops vieram nessa caminhada.
Ao olharmos para trás, percebemos o quanto nos modificamos interiormente, profissionalmente e tecnologicamente falando. Lembramos dos olhos inseguros com um mouse na mão, a preocupação com as aulas a distância, as cobranças do MEC e do Crediné, das dúvidas e das incertezas diárias, do medo de não acompanhar a aprendizagem no pead.
Penso que ainda estamos nervosas e inseguras, afinal estamos no final de uma etapa e que medo dá! Mas um longo caminho foi percorrido e com superação e sucesso aqui estamos.
Muita história e reflexão temos a contar!
Nessas próximas postagens muito será revelado!
Aguardem!
sábado, 18 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário