quinta-feira, 14 de outubro de 2010

6º SEMESTRE EM DESTAQUE


6º SEMESTRE

Desenvolvimento e Aprendizagens sob Enfoque da Psicologia II - Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Filosofia da Educação - Seminário Integrador Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História

Inicio a reflexão do 5º Semestre, comentando sobre as expectativas que foram elencadas para o semestre, como metas a serem estabelecidas e cumpridas:

* A primeira e mais importante: conseguir acompanhar as aulas e a realização das atividades, com ordem, organização, disciplina e pontualidade.

* Vivenciar cada disciplina com prazer e dedicação, relacionando-as na prática diária.

* Filosofar com coerência e argumentação.

* Adquirir mais conhecimentos e embasamento teórico e prático sobre e educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, porque penso que possa servir de subsídio para meus trabalhos futuros.

Bem, em relação a primeira expectativa, consegui postar as atividades propostas em dia e ainda atualizar meu portfólio, com 19 postagens no semestre. Uma das minhas dificuldades maiores de participar mais ativamente dos fóruns foi superada: No Fórum – Unidades 2 e 3 – Políticas e Serviços , com o Grupo E, foram totalizadas 18 postagens de 66 postagens no geral; no fórum da interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, foram realizadas 19 postagens.

Vivenciar cada disciplina com prazer e dedicação também foi uma proposta destacada e realizada com êxito. Inclusão, questões étnico raciais, preconceito, auto-estima, entre outros temas foram desenvolvidos com meus alunos do grupo Dança & Cidadania, com meus colegas de trabalho, em minhas atividades de reflexão.

Filosofar com coerência e argumentação foi um trabalho árduo, mas muito prazeroso. Em debates, pesquisas, reflexões, participações de fóruns.

Destaques para a reflexão do Antropólogo Francês, o filme Clube do Imperador que enfocou Conflitos Morais, leitura e análise do texto Ensaio de Adorno – Educação após Auschwitz e do texto de Kant – Trabalho em Duplas, o filme Entre os Muros da Escola.

A educação começa em casa e perpassa pelas instituições que nortearão novos conhecimentos. O conhecimento se adquire com respeito a si mesmo, ao outro, através da troca de experiências, com disciplina e responsabilidade. A responsabilidade se obtém através dos exemplos positivos, com ética e moral. A moral é alavanca necessária para a mudança de uma sociedade. A sociedade é construída pelos indivíduos que a compõem, em sintonia uns com os outros. A sintonia depende do grau de intelectualidade e de moralidade de cada indivíduo. Cada indivíduo é responsável pelas suas escolhas e ações individuais e coletivos.

Na interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, foram realizadas muitas pesquisas, leituras, reflexão, mudanças. Visitei a APAEs da região; participei do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS(debates e reflexões, além das Salas Temáticas: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social e Gestores).

Também na interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História, na neutralidade ouvimos opiniões e nos deparamos com o nosso preconceito ainda latente, muitas vezes escondido e marcado dentro de nós. No bate-papo na aula e nas leituras percebemos:
* preconceito real às opiniões alheias;
* falta de argumentação coerente pela falta de vivências e de leituras;
* predominância da cultura germânica e italiana em nossa região;
* necessidade de avaliar os aspectos históricos de nossa colonização e do tratamento dado às populações negras, indígenas, mestiças, caboclas;
* oportunidades e condições psicológicas, intelectuais e sociais ao longo do tempo a estes grupos étnicos;

* arraigamento de condutas, posturas, pensamentos traduzidos de geração a geração ainda muito fortes em nossa cultura;
* o não-concordamento do programa de cotas às questões étnico-raciais;
* a importância da implantação da Lei 10639/2003 nas escolas;
* despreparo do professor no desenvolvimento dos conteúdos transversais sobre o negro e o índio.

Há sim a necessidade de um olhar diferenciado a estas questões. A promoção da inclusão social deve começar em nós, aprendendo a observar, analisar, discernir e avaliar com neutralidade, ética e humanidade.

Como diz um poema e um documentário: Vista a minha apenas por um dia...

No Seminário Integrador ao analisarmos as perguntas de outras colegas, verifiquei que muitas vezes se confunde pergunta como tema e assunto; muitas perguntas se tornam pessoais e difíceis de responder; que as questões religiosas não são perguntas com alto grau de aprendizagem porque se referem a crenças que passam de geração a geração; que a verdadeira curiosidade é respondida a partir de uma pergunta bem formulada; que precisamos ler o que escrevemos com muito mais atenção e consciência crítica; que avaliar não é julgar, nem apontar questões pessoais.

Aprendi que precisamos respeitar três requisitos: ASPECTOS TÉCNICOS, IMPARCIALIDADE e ÉTICA.

Quando avaliamos algo, precisamos agir com comprometimento, responsabilidade e respeito.

Nossas palavras faladas e escritas são registros importantes no processo da aprendizagem, mas devem ser usadas com consciência e sabedoria, com cautela e atenção, com firmeza e neutralidade.

Assim será na sala de aula, com os colegas educadores, com equipe diretiva, com pais e comunidade escolar.

A arte de fazer perguntas é a grande aprendizagem deste semestre; mas respondê-las e analisá-las também é!


5º SEMESTRE EM FOCO


5º SEMESTRE

SEMINÁRIO INTEGRADOR – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EDUCAÇÃO -ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO
O QUE APRENDI NESSE SEMESTRE?

A elaboração do Projeto de Aprendizagem é o maior desafio deste semestre;
O tempo e as intensas atividades profissionais e extra-classes dificultam a execução das tarefas do Pead;
A importância de ser flexível no grupo é fundamental para que todos possam se entender;
Trabalhar em grupo "online” é um desafio;
Aprendemos com as diferenças e limitações tecnológicas;
As várias formas de registros devem ser utilizadas para melhor qualidade do trabalho em grupo (msn, fóruns, diário de bordo, e-mail...);
As Interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental, enfatizam os temas de gestão escolar, bem como a organização do Ensino Fundamental, organização curricular da escola, gestão democrática nas escolas, financiamento da educação, diretrizes curriculares. Proporcionam estudos e reflexões, através de leituras e pesquisas buscando um maior esclarecimento sobre assunto, preparando-nos para exercermos nossas funções de educadores e gestores de educação com consciência e responsabilidade.



Falando em Projetos de Aprendizagem

PA foi o nome em destaque neste semestre. Transformou-se no “bicho-papão” e ao mesmo tempo um novo conhecimento dentro da aprendizagem a ser aplicada com nossos alunos em sala de aula. Os Projetos de Aprendizagem viabilizam a vivência de experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos “nós” da cooperação. Como possibilidade de aprendizagem proporciona a investigação de conceitos e conteúdos, o desenvolvimento do senso crítico e questionar, além do analítico e da capacidade de observação e atenção. Nesta aprendizagem, aparecem os mapas conceituais, utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação. Serviram para nos auxiliar e nos manter mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles.

Dificuldades encontradas: Nosso Projeto de Aprendizagem com o título “No Mundo da Lua” trouxe em destaque as influências das fases da lua na agricultura. Encontramos muitas dificuldades ao longo do caminho: 1. Elaboração da pergunta de forma clara e objetiva, que atendesse às necessidades e expectativas de pesquisa, num processo investigativo para uma possível aprendizagem; 2. Elaboração do Mapa Conceitual. Elaboramos dois mapas conceituais e ainda o último necessita de reformas. Tivemos dificuldades inicialmente de compreender o processo de elaboração, mas melhorou o entendimento depois de algumas conversas presenciais e on-line com os tutores e professores; 3. Desenvolvimento do trabalho em grupo. A maior dificuldade foi gerenciar as atividades num trabalho coletivo. Percebemos nossas falhas e apesar de buscarmos a socialização, ainda somos muito individualistas. Os obstáculos como o famoso “tempo” ou falta dele, aumentaram ainda mais nossas dificuldades de interação e execução da tarefa. Trabalhar em grupo "online” é um desafio. Aprender com as diferenças e limitações tecnológicas é outra. Acabamos preferindo realizar as atividades de forma individual, porque neste caso, somos responsáveis pelo nosso trabalho, pelas nossas idéias, pela nota. Quando em grupo, a responsabilidade é maior com o grupo, afinal, existem postagens com datas determinadas, pesquisas, enquetes, fóruns que necessitam ser realizadas. Somos responsáveis um pelo outro e pelo andamento do grupo, do trabalho, da aprendizagem. Há a troca de idéias, experiências, saberes e informações, que somam, acrescentam e promovem uma nova aprendizagem.

Conclusão:

Entre erros e acertos, dúvidas e certezas, lembramos que é importante para a prática correta da elaboração e execução dos Projetos de Aprendizagem:

Escolher o tema a ser abordado
• Definir o objetivo principal a ser perseguido
• Definir a apresentação dos tópicos, colocando-os numa seqüência hierarquizada com as interligações necessárias
• Dar conhecimento ao aluno do que se espera quanto ao que ele poderá ser capaz de realizar após a utilização do processo de aprendizagem
• Permitir sessões de feedback, de modo que ao aluno seja possível rever seus conceitos, e ao professor avaliar o instrumento utilizado, de modo a enfatizar sempre os pontos mais relevantes do assunto, mostrando onde houve erro e promovendo recursos de ajuda.
KAWASAKI (1996)


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aprendizagens consolidadas no final do 4º semestre - PEAD

Pesquisando sobre as atividades realizadas nas Interdisciplinas do 4º Semestre – 2008_2, verifiquei uma análise realizada sobre as atividades finais do semestre. Abaixo, destaco alguns pontos importantes dessa análise e das aprendizagens consolidadas no semestre:

As aprendizagens que se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão foram as seguintes:

1. As habilidades de síntese, de conclusão, de memória e de organização foram fundamentais nesta ta refa. Foram aprendizagens fundamentais em todo o processo de ensino à distância e auxiliaram na tarefa final do primeiro semestre;
2. As questões sociais da comunidade escolar relacionadas com as demais disciplinas e conteúdos desenvolvidos em sala de aula, valorizando a história individual e coletiva de cada indivíduo no processo de educação;
3. Minha evolução e amadurecimento na aprendizagem pessoal e profissional, disciplinando posturas, encarando horas de leitura, refletindo sobre elas e acima de tudo, aplicando no dia-a-dia;
4. Leitura mais profunda e consciente do "mundo" em que vivemos;
5. Avaliação das perguntas e respostas dadas nas atividades propostas, em especial da "síntese-reflexão". A cada postagem comentários foram postados e alterações foram realizadas, demonstrando a importância da troca de experiências, mas acima de tudo, de um olhar mais atento para o que se lê, para o que se escreve, para sua avaliação.

As aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop foram as seguintes:

1. Habilidades de síntese, reflexão, atenção e avaliação do semestre e dos conteúdos aprendidos;
2. Uso adequado das tecnologias para preparar o material visual com qualidade e conteúdo: manseio do power point, pesquisa de imagens no google (inclusive do google mapas), arquivos salvos em pen drive, preocupação com as configurações e alterações para o linux, entre outros;
3. Pesquisas nos blogs, pbwiki pessoal, postagens no rooda e na síntese-reflexão do semestre;
4. Estímulo ao desenvolvimento das habilidades artísticas: criatividade, estética e plasticidade dos slides.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TEMPO E ESPAÇO...EIS A QUESTÃO! - 4º SEMESTRE

O quarto semestre, 2008_1, teve como interdisciplinas:
Seminário Integrador
Projeto Pedagógico em Ação
Representação do Mundo pela Matemática
Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
Educação em Tecnologias da Comunicação e Informação
Destaco em meu workshop final a questão: TEMPO E ESPAÇO...EIS A QUESTÃO!
Quem somos? Para onde vamos? O que ensinamos e aprendemos?
Aprendemos a importância de nos localizarmos: primeiramente em nosso mundo, em nosso espaço...quarto, casa, lar, escola, bairro, cidade, estado, país...e lá vai. Como relacionamos nossas atividades neste espaço? Nesse tempo?
Atividades profissionais, atividades familiares, atividades religiosas, atividades político-partidárias, atividades esportivas e de lazer, atividades de capacitação profissional...
Como fica o espaço Pead nisso tudo? Podemos resumir em algumas palavras: superação, dedicação, esforço, preocupação, ansiedade...
Como fica nossa sala de aula? Nosso planejamento?
Segundo a Revista Nova, da edição Nº 213 – Junho/Julho, para se garantir o aprendizado em todas as disciplinas, é preciso conhecer os conteúdos essenciais e saber como lecionar cada um.

Entender Matemática foi a minha grande missão! A maior missão, uma missão possível...
Geometria, ângulos, planos e “nós” circulares e quebrados em meu cérebro.
As atividades desta disciplina, principalmente as de espaço e forma foram as que me fizeram pensar e repensar muito. A “fábrica de cubos”, me fez virar de vários ângulos para fazer a “grade isométrica” e a “grade quadrada”. Eu aprendi a fazê-la, e como diria as crianças pequenas: “sozinha”! Mas quanta dificuldade com aqueles cubinhos, tentando a partir do concreto, chegar ao abstrato. Aprendi a trabalhar com localização no espaço e reconhecer as propriedades de formas e sólidos para resolver situações-problema.

Ciências: Percebemos que o óbvio não é óbvio. E que precisamos desenvolver a sensibilidade, trabalhar as percepções, as sensações, a criatividade, a imaginação, além do “viver ciências”, descobrindo, pesquisando, concluindo. A interdisciplina integrou-se com as demais disciplinas do semestre de forma harmônica e natural.

Tecnologias: A grande aprendizagem é RESOLVER PROBLEMAS e obter informações pelo uso da Internet, trocando idéias, pedindo ajuda, enviando material, corrigindo atividades, solucionando dúvidas.
Aprendi a usar os vídeos do You Tube e selecionar os adequados para a sala de aula.
Descobri vídeos interessantíssimos, como a série da TV Cultura, com a menina Kika, que explora as perguntas para responder as suas dúvidas: De onde vem o açúcar? De onde vem o dia e a noite? De onde vem o sal?
Estes vídeos, bem pedagógicos, oferecem ao professor subsídios bem animados e interessantes para desenvolver os conteúdos.
Percebi que muitos são bem valiosos e que se bem analisados podem servir de instrumento para o professor na sua prática docente.

No Seminário Integrador , com o Plano Individual de Estudo, procurei organizar melhor meu tempo, aprendi a fazer perguntas de forma clara e adequada e explorar e literatura pedagógica referente às disciplinas desenvolvidas em cada semestre.

Em Estudos Sociais, Ressalto minha evolução e amadurecimento na aprendizagem pessoal e profissional, disciplinando posturas, encarando horas de leitura, refletindo sobre elas e acima de tudo, aplicando no dia-a-dia.
A transformação vem de forma visível e muito ampla, porque acaba se refletindo em todos os segmentos, e como diria a professora Zita, em todos os grupos sociais em que participo, em todos os ESPAÇOS onde estou inserida.

Somos como suaves e delicadas borboletas...
Descobrindo o espaço do Pead....e buscando novos espaços...
Batendo as asas da sabedoria, mesmo à distância...
Alcançando os vôos mais altos do conhecimento e de novas aprendizagens;
Buscando o pouso seguro e aconchegante: em nossa casa, em nosso computador, em nossos grupos sociais...”( Giovana Canani)
APRENDIZAGENS NO TERCEIRO SEMESTRE

O terceiro semestre, para mim, foi um grande surpresa positiva. Trabalho com projetos na Secretaria Municipal de Educação e sou intimamente ligada às artes: música, dança, teatro, jogos, brincadeiras, contos, poesias...
Todas as atividades desenvolvidas nas aulas presenciais foram aplicadas com minha turma de 4ª série, no turno da manhã, no Instituto Estadual Professora Nena – CIEP. Eu amei e os alunos também.
Destaques na aprendizagem:

MÚSICA
Sons, ritmos, batidas, movimento...A música chega aos nossos ouvidos de forma contagiante e vibrante. Leva-nos ao mundo mágico da fantasia e da realidade, quando em nossas lembranças ela está associada a fatos importantes de nossa vida.Na atividade "De quem é a música?", pude refletir a importância da música em minha vida e assim, constatar sua importância dentro do contexto social e emocional do meu aluno.
Foi muito interessante desenvolver um trabalho em sala de aula utilizando músicas da MPB. Foi tão motivador, que acabei usando as músicas "A Pulga" e "O Relógio", de Vinícius de Moraes, num outro trabalho com adultos. Eles adoraram!

LITERATURA
A disciplina de Literatura trouxe para o debate o "Conto de Fadas". Eu achei interessantíssimo o debate realizado, porque solidificou o que eu pensava intimamente sobre a veracidade e a aplicalidade deles. Concordo com a autora, Ana Maria Machado, de Encantos para sempre, que defende o uso destes contos, como parte da cultura de um povo. Falam de verdades profundas, inerentes ao ser humano. Adoro as histórias do Lobo Mal, das suas aventuras pela floresta, dos heróis, das princesas...Faz parte do sonho e dos desafios diários. Eu continuo usando estas histórias em minha sala de aula e também, com meus afilhados...Eles amam!

ARTES VISUAIS
Amei realizar a atividade de Velásquez. Após as leituras pude realizar um exame crítico e minuncioso da obra, o que me deu subsídios interessantes para fazer a releitura da obra, transformando detalhes antigos em atuais (minha escolha).Busquei livros sobre as obras deste pintor para realizar a atividade proposta. Acabei interagindo com o pintor de forma silenciosa, mas instigadora.Meus olhos estão mais atentos às obras de arte. Olhos que pesquisam e descobrem novas formas de entendimento do que o artista tenta passar a mim, expectador, para que eu não me transforme num ser distante da obra, mas um ser que compreenda e interaja com o obra.
BIENAL: Nunca a Bienal esteve tão presente em minha vida pessoal e profissional. Por influência da disciplina, aproveitei e visitei-a com meus alunos. Acho que eu acabei contagiando-os! Participaram da Oficina na Bienal e estavam pra lá de concentrados e a professora aqui, orgulhosa e satisfeita com as idéias refletidas e debatidas por seus alunos. Acho que foi um momento único e especial na vida deles.
Na volta da Bienal, minha turma baseando-se na exposição "Três Fronteiras", buscou o debate, analisando a situação social e econômica de nosso município, listando-as para fins de reflexão e análise conjunta. Depois, dividiram-se em grupos e escolheram uma delas para retratarem através da arte. Foram vários dias, desde o planejamento da obra até sua confecção. Desenvolvidos os trabalhos, nossa sala se transformou na "Nossa Bienal" e acabamos expondo todos os trabalhos, convidando Direção, professores e alunos para ouvirem as explicações e apresentação do projeto. Eles abordaram os seguintes temas: Desigualdade Social, Influência da Televisão em Nossas Vidas, Trânsito Noturno, Era Robôtica e Abuso dos Preços.Os temas desenvolvidos estão muito presentes na realidade deles. A sobrevivência, o desemprego, a miséria...O trabalho rendeu elogios! Mas acima de tudo, rendeu conhecimento, auto-estima e desenvolvimento de uma cidadania consciente.

LUDICIDADE
Apliquei as atividades vivenciadas na aula presencial de Ludicidade com meus alunos de 4ª série, no Instituto Estadual Professora Nena - CIEP. Eu me surpreendi como os alunos se integraram e realizaram a atividade com prazer e disponibilidade.Selecionei as atividades: Bola da Vez e Ram sam sam, utilizando conteúdos que estavam sendo trabalhados nas aulas de Português (substantivo, adjetivo e artigo). Foi muito interessante, porque pediam para repetir a atividade várias vezes, sem se sentirem cansados ou entediados. Passamos dois períodos envolvidos, na maior alegria e paz. Com a brincadeira, aprendemos também a nos integrar e nos conhecer um pouco mais. Trabalhamos valores positivos e assim, conseguimos proporcionar momentos de socialização entre o tímido e o mais extrovertido. Valeu a idéia!Assim, consegui compreender o papel da ludicidade dentro do processo de aprendizagem da criança e sua importância dentro da vivência do aluno, usando sua potencialidade e os conteúdos trabalhados em sala. Aprende-se brincando!

EPPC
A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica, partiu do diálogo com as outras interdisciplinas. Muitas leitura dos autores clássicos como Durkheim, Weber e Marx, como também com autores contemporâneos, entre os quais, Nosella, Kuenzer, Mészáros. Foram a bordardas temáticas tais como o professor pesquisador no espaço-tempo da escola e a tecnologia informatizada. Professora e professor: formação, trabalho e políticas públicas. As diversas culturas históricas e a dinâmica da sociedade brasileira. As diferentes concepções do humano, escola, educação, cultura, sociedade e educação escolar no Brasil e no mundo. Foi muito interessante.

As interdisciplinas foram muito práticas e estavam sempre interligadas uma com as outras.

Terceiro Semestre

Terceiro Semestre X As Quatro Estações
Reflexão realizada a partir do Workshop 2007_2


As quatro estações do ano são: outono, inverno, primavera e verão. Cada uma delas apresenta uma característica distinta no Planeta Terra. Mudanças e transformações ocorrem na passagem destas estações.
A vida também é marcada por períodos, ciclos, etapas, estações...
No terceiro semestre vivenciamos muitas estações dentro do PEAD...
Semeamos, colhemos, fortalecemos e progredimos!
No Calendário da Estações do Pead 2007_2 marcas do que se foi e do que será....
Outono: O renovar das estações é necessário à natureza, assim como o renovar da esperança em nossos corações...
É outono... a mágica estação do ano em que a natureza revela um especial esplendor.
Esplendor, encanto...”Encantos para sempre!”...
A interdisciplina LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM trouxe o resgate ao encanto, a fantasia, a poesia, a magia, a contação de histórias...
Inverno...
“Inverno sombrio,Comutando verdadesE simplificando fantasiasQuando me deito e busco,Aninhado comigoSôfregas vezes,Alento, colo, segurançaNa cidade irreal:Eterna fuga de mim,Jogo sem fim...”
Jogo sem fim? Lembramos da interdisciplina LUDICIDADE E EDUCAÇÃO.
Nos transportou ao mundo das brincadeiras, dos jogos, do “ser criança”.
Primavera
Pelos campos, pelas florestas,
é uma explosão de cores
É o reflorescimento da flora e da fauna terrestre...
É a natureza a despertar em todo o seu esplendor.
CORES?...
DESPERTAR?...
A interdisciplina ARTES VISUAIS como a primavera nos trouxe as cores da vida.
Fomos a Bienal e trabalhamos com nossos alunos projetos, reeleituras de obras, desenvolvemos a criatividade e a reflexão com consciência de cidadãos atuantes e sensíveis.
A interdisciplina da MÚSICA NA ESCOLA nos embalou nos ritmos musicais das rodas cantadas, na sintonia com a MPB, no uso da criatividade para criação de novos versos ritmados.
E o verão...
O verão é a estação do ano mais celebrada, é a cara do Brasil. Férias, praia, viagem com a família...
Sol, calor, mar, alegria...
TEATRO.
A interdisciplina TEATRO E EDUCAÇÃO teve como destaque o Inventário Criativo, aplicado com nossos alunos de forma motivadora e divertida. “Ficar, congelar, parar e agir...”
Por outro lado, a interdisciplina do EPPC , destacou conceitos como currículo, projeto político pedagógico, didática, comunidade, relação professor/aluno.
Estamos transformando nossos sonhos em realidade.