sábado, 25 de outubro de 2008

Obesidade Mórbida


Na aula presencial de Escola, Cultura e Cidadania foi abordado o tema “Obesidade Mórbida”, de forma chocante imagens foram sendo apresentadas a nós, alunas de pedagogia da Ufrgs. Constrangimento foi a primeira sensação, a maior de todas; sentimentos de angústia e confusão mental tomaram conta de mim e acredito de muitas colegas ao meu lado. Perguntei-me: “Por que devo assistir estas imagens? O que estas imagens têm a ver com a disciplina?”. Não posso deixar de lembrar que muitas colegas também enfrentam problemas de obesidade e passam por muitos preconceitos em função disto, considerado “doença” no debate. No decorrer da aula e das discussões, o problema foi encaminhado para a questão social, afinal, é um problema social. Quando falamos em “social”, nos reportamos a pessoas, grupos, sociedade. Quem faz parte da sociedade? Quem faz parte dos grupos sociais?

Diariamente levantamos “bandeiras” em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, assumimos posturas e discursos, promovemos fóruns, seminários, debates, criamos ONGS, realizamos campanhas assistenciais através dos clubes de serviços e outras instituições. Muitas vezes ficamos em “divagações” infindáveis, sem ações realmente construtivas.

A “obesidade mórbida” é um problema, um grande problema. Nosso e do descaso da sociedade civil e governamental. Ela nos causa desconforto porque “aparentemente” nos causa muito mais impacto do que outras situações “disfarçadas” pela sociedade capitalista e consumista.

O que podemos falar da aneroxia? Da bulimia? Da geração silicione? Da obsessão pela beleza pelo corpo perfeito? Das dietas a base de remédios “faixa-preta”? Da escova progressiva a base de formol? Formol!

Métodos que não nos chocam e nem nos deixam “constrangidos”, afinal, promove o “belo”. O belo é visto e apreciado sem preconceito, talvez com um leve olhar de inveja e ciúme. Mas é aprovado! Sem selo de qualidade! Mas passa...A obesidade mórbida não...

A obesidade mórbida mata. A aneroxia, as cirurgias para implantação de silicone, as escovas progressivas já MATARAM muitas pessoas ao longo dos tempos, numa sociedade que se considera intelectualmente desenvolvida, mas fadada ao fracasso quando não busca seu desenvolvimento moral.

Karl Marx, Buda, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Chico Chavier, Nelson Mandela, Irmã Dulce, Betinho, entre tantos outros, já afirmavam que precisávamos desenvolver uma sociedade mais humana, para acompanhar a progresso econômico e enfrentar os desajustes sociais que estão impregnados nos grupos sociais em que vivemos. Miséria, desigualdade social, abandono, drogas, extermínio, violência, abuso do poder, corrupção, promiscuidade, prostituição, sofrimento, dor.

E surgem assim vários tipos de morbidez: morbidez do voto, morbidez docente, morbidez intelectual, morbidez ambiental, morbidez social...

De quem é a culpa?

Somos seres sociais, criados para vivermos em sociedade, mas ainda não aprendemos a nos relacionarmos pacificamente com outros seres da mesma espécie. Ainda permanecemos no bla-bla-blá, ou em ações onde podemos ser vistos e “fotografados”. Melhor mesmo é parecermos inteligentes, esquecendo que as grandes ações são aquelas realizadas anonimamente em nosso meio, respeitando as individualidades e as “inclusões”.

Aliás, quem realmente faz parte da inclusão? Serão eles? Ou nós?

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Projeto de Aprendizagem


O Projeto de Aprendizagem, em desenvolvimento no Seminário Integrador V, tem proprocionado alguns, quero dizer, vários e muitos momentos de grande reflexão. Na verdade, não apenas reflexão, mas de um estudo profundo do que realmente seja um Projeto de Aprendizagem. Entre dúvidas, certezas confusão e desespero, vamos caminhando lentamente, tentando elaborar nosso projeto intitulado "No mundo da Lua". E o que parecia ser trivial e fácil, deu "nós" em nossas cabeças. Mas tudo bem, vamos adiante, cientes que muito aprenderemos e que, com certeza, serão conhecimentos que aparecerão bem salientes em nossos Portifólios de Aprendizagem ao final deste semestre. Aprendemos na última aula presencial, com nossos professores Crediné e Sibbica o que realmente é um mapa conceitual, que inicialmente, transformamos em um mapa de planejamento. Bem, podemos afirmar assim, que mapa conceitual é um registro dos conhecimentos que temos do que pesquisamos, formado por palavras chaves(conceitos) e ligações que exercem entre estes conceitos. Agora, é preciso pensar mais atentamente na pergunta do projeto, para que ela atenda as necessidades reais do mesmo.

Mãos à obra! Ops....Mente em ação!

Projeto Rio dos Sinos

Analisando sobre o currículo e a avaliação do Instituto Estadual Professora Nena - Ciep - Sapiranga, segundo o seu regimento e PPP, percebi que muitos projetos a escola tem desenvolvido na busca de aproximar o aluno e sua comunidade escolar do meio em que vivem, buscando no meio social e interativo formas de aprendizagem com qualidade. Fiquei muito feliz ao abrir o Jornal NH de terça-feira, dia 15 de outubro de 2008, e verificar que esta escola se encontrava como uma das premiadas do Projeto Rio dos Sinos. Na verdade, alcançou a segunda colocação. Um classificação importante que vai para toda a comunidade escolar, visto que esta escola possui aproximadamente dois mil alunos, atendendo o ensino fundamental e médio, situando-se num bairro de periferia. São conquistas que nos fazem refletir sobre o verdadeiro papel da escola e de que como conduz seus alunos para o exercício consciente da cidadania.
Parabéns CIEP!
Sinto orgulho de vocês!